Blog do Pai de Santo

01/04/2024 in Sem categoria

SANTO DAIME E UMBANDA

Comentário do Pai de Santo

Se você é usuário do Santo Daime, fique ciente que nada tenho contra aos que fazem seu uso fora do meio umbandista.

Os motivos que me levam a fazer comentários sobre o Santo Daime está no fato de que periodicamente tentam deturpar nossos rituais com a implantação de dogmas de outras religiões. O processo de deturpação propaga novos rituais, apetrechos, instrumentos musicais, roupas, etc. Existem relatos de templos que possuem até discos voadores no altar ou pintados nas paredes onde os médiuns desses templos afirmam incorporar ETS ou seres de outras galáxias.

ISSO NÃO EXISTE EM NOSSO MEIO!

Seu bom senso já pode lhe mostrar essa verdade.

E recentemente surgiu no meio umbandista algo que muito me preocupa, algumas pessoas que se dizem umbandistas estão associando a Umbanda ao uso Santo Daime e tentam implantá-lo em nossos rituais, sob a alegação de que os Guias da Umbanda se manifestam nos rituais do Santo Daime.

Esse procedimento nunca ocorrerá, na realidade não tem como ocorrer!

A Umbanda tem sua origem e está fundamentada em quatro religiões, entre elas o catolicismo, pois bem, se levada a situação ao pé da letra o umbandista deveria então realizar missas, desenvolver o ritual de hóstia e confessionário durante seus cultos, mas isso não ocorre.

Não ocorre porque Umbanda é Umbanda e Catolicismo é Catolicismo, não há como misturar as duas religiões.

Se alguém pratica cultos de Umbanda e faz uso do Daime, essa pessoa não é mais umbandista e sim, seguidor do Daime.

Vamos conhecer um pouco sobre o chá.

 

Origens do chá.

A origem do Santo Daime é milenar, seu uso está associado a práticas religiosas e parece ser utilizada por tribos indígenas da Amazônia desde 2000 anos A.C. No Brasil as vertentes religiosas que adotam o uso da “ayahuasca” são o Santo Daime e a União do Vegetal.

Desta forma, os efeitos da ayahuasca estão relacionados aos rituais religiosos onde se dá o consumo do chá, baseados na crença da possibilidade de contato com outros planos espirituais.

Efeitos

No rituais do Santo Daime, quem ingere o chá alega estar em contato com seres de espiritualidade elevada ou ainda, com Nossa Senhora, os Santos, Jesus Cristo e outros mais.

E muitas pessoas se dão bem ao utilizar o chá e alegam ter encontrado a paz espiritual que tanto procuravam.

Muitas pessoas relatam que após o uso do chá, sentem náuseas e sofrem diarréias violentas o que é explicado pelos seguidores do Daime como um processo de limpeza ou descarga de energias negativas.

No meu conceito, quem usa o chá (no meio umbandistanão tem noção do que faz a si mesmo, já que busca através de outra cultura religiosa o contato com nosso Criador ou com a espiritualidade.

Quanto os seguidores do Santo Daime, nada tenho contra, entendo e aprendi que cada um tem o direito de fazer o que julgar melhor na própria vida e viva da melhor forma que puder. Se nas reuniões do Santo Daime seus seguidores encontram a paz, desejo felicidade a todos eles, já que ninguém tem o direito de ir contra os dogmas do Santo Daime, bem como, ao de religião alguma.

Minha indignação está ligada diretamente a tentativa de implantação do chá nos rituais de Umbanda.

 

Riscos à saúde

Até o momento nada foi provado no sentido de que o Daime seja nocivo a saúde.

 

Raciocínio lógico

Alguns no meio umbandista tomam o chá alegando que o mesmo dilata a mediunidade e a percepção espiritual.

Raciocine comigo!

Se um umbandista usa o chá, como ele poderá saber onde é a linha divisória do que é conhecido como intercâmbio mediúnico (a comunicação de nossos guias) e as visões com a espiritualidade provocadas pelo chá?

 Quem usa o chá (no meio umbandista) para entrar em contato com a espiritualidade não sabe o que faz em relação a própria mediunidade.

Qualquer ser humano pode entrar em contato com a espiritualidade ou com nossos Guias, através das orações e da boa conduta como ser humano, sendo esses os procedimentos corretos aos que seguem princípios religiosos em que se exija a pratica mediúnica.

Raciocinando de forma lógica, se o Santo Daime fosse algo bom para a Umbanda, os Guias da Umbanda já o teriam implantado há décadas.

Na minha opinião quem utiliza o Daime para entrar em contato com a espiritualidade ou com os próprios guias, assim o fazem por não confiarem na própria missão mediúnica, por não terem fé em si mesmos, não confiarem nas incorporações lúcidas que lhes ocorrem e por não acreditarem nas incorporações dos demais médiuns, desta forma, se valem de qualquer subterfúgio para obter a verdade, que precisam merecer conhecer, o que só se conquista pela fé!

Muitos fazem de tudo (de errado) em locais de precária moralidade e dizem estar incorporando nossos Guias e praticando Umbanda.

Será verdade?

Mais uma vez repito que nada tenho contra os seguidores do Santo Daime ou contra o ritual do Daime em si, apenas recuso a sua implantação em nossos rituais.

Para aqueles que adotam seu uso e se sentem bem ao usar o Daime, que prossigam em seus caminhos em busca da felicidade.

Raciocine

No passado nasceu a Umbanda e nasceu o Candomblé, alguns anos após ocorreu na Umbanda a implantação de dogmas e apetrechos do Candomblé.

Passado mais algum tempo, alguns locais passaram a praticar Umbanda e Candomblé ao mesmo tempo, dando origem a aquilo que se conhece como “Umbandomblé”, termo usado para definir o que não é Umbanda e não é Candomblé e o termo é pejorativo.

E mais recentemente ouvi uma palavra que me deu arrepios, ouvi a palavra:

“Umbandaime”.

 

Os comentários sobre os efeitos do chá aqui descritos foram adotados após serem pesquisados em diversas fontes seguras e respeitáveis abertas a todos na Internet, basta pesquisar para constatar.

Se você visitante diverge ou concorda do que escrevo, por favor, deixe sua opinião use a guia “Orientações por e-mail” no menu ao lado. Mas ao entrar em contato, entenda a liberdade de expressão que todos possuímos, levando em consideração o respeito mútuo.

Se você é usuário do Daime e é feliz, prossiga com sua fé e lute para que a sua igreja não sofra alterações em seus rituais como ocorreu com a Umbanda.

Grato!

Abaixo texto extraido do site:

http://www.santodaime.com/perguntaserespostas/#01

Pergunta 14. ENTÃO A UMBANDA NÃO SERIA UMA RELIGIÃO ÚTIL À DOUTRINA DO SANTO DAIME?

Toda religião é útil e a Umbanda tem um grande valor para o nosso país. Quando comecei minha busca espiritual, na adolescência, foi na Umbanda que descobri as primeiras respostas e por isso devo muito a ela, porque, por muito tempo, foi minha conselheira e psicóloga. Entretanto, é preciso entender que cada religião tem uma serventia.
Você imagina alguém indo a uma missa e, na hora da comunhão da hóstia, interromper para trocar pelo Daime? Claro que o padre não concordaria. Ou, indo a um culto evangélico e, na hora da pregação do pastor, interromper para cantar um hino da Doutrina do Santo Daime? Claro que o pastor não concordaria. E se fôssemos a um centro de Umbanda tomar um passe e, na hora da manifestação das entidades, interrompêssemos o culto para sugerir um bailado ou concentração? É natural que o pai-de-santo não concorde.
Na nossa Doutrina, cada um quer trazer coisas de outras religiões, como se se pudesse agregar mais valores, partindo-se do pressuposto de que ela não seria completa.

Neste caso, devemos manter a ordem ritualística idêntica ao que o nosso Mestre Império deixou, pois nela se encontra a perfeição da Virgem Soberana Mãe.

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