Na Umbanda, a Linha das Crianças ou de Cosme e Damião, é derivada de “Ibejí” do Candomblé. Ibejí são os Orixás gêmeos, protetores das crianças (Eres). Daí o sincretismo com São Cosme e São Damião.

Os espíritos trabalhadores nessa linha apresentam-se em nossos templos como se fossem crianças, espíritos, porém, não têm idade. Na realidade, são espíritos de elevada envergadura espiritual, que se apresentam dessa forma, com o objetivo de se comunicarem com mais facilidade com nossas crianças, das quais são grandes protetores.

Outros, no entanto, ainda mantêm a mentalidade infantil, por terem deixado a vida em tenra idade e são levados a participar dessa corrente de amor e caridade. São facilmente identificados em relação aos mentores da linha quando incorporados nos trabalhos, nota-se que ficam rodeados de nossos filhos e realmente brincam com eles.

São conhecidos como Orixás de amor e alegria por transmitirem esses sentimentos quando incorporados nos médiuns. Simbolizam a inocência e a pureza e seus trabalhos mostram-se muitas vezes como brincadeiras, quando na realidade não o são.

A essa linha podemos pedir ajuda no sentido de:

Que ajudem e protejam nossos filhos.

Que nos ajudem na solução de problemas de difícil solução (de qualquer tipo).

Que nos ajudem a encontrar pontos afirmados na magia negra e nos ajudem a desmanchá-los.

Que nos ajudem a encontrar coisas ou pessoas desaparecidas,

Que nos ajudem a encontrar a cura para doenças sendo essa uma de suas maiores virtudes.

Que nos ajudem materialmente, normalmente no campo profissional (encontrar trabalho) e são infalíveis nesse sentido.

E o mais importante, que tragam para dentro de nossas vidas e nossos lares a paz, o amor e a fraternidade.

Da mesma forma que os Pretos Velhos, não devemos considerá-los fracos, devido à forma como se apresentam. A linha das crianças domina totalmente a magia, são simplesmente invencíveis nos assuntos ligados à magia e suas consequências. As crianças na realidade conseguem desmanchar qualquer trabalho ou ponto afirmado, sejam eles quais forem, porém, o ponto afirmado por uma criança, nenhuma outra entidade conseguirá desmanchar.

Para receber ajuda deles, existe somente uma regra:

“Não portar sentimentos negativos, ódio, raiva ou outros sentimentos desses tipo”.

 São entidades elevadas, não suportam essas vibrações e afastam-se de pessoas (e maus templos) portadores desses sentimentos.

Compartilhe: