Comentário do Pai de Santo 

As matas, os campos e as campinas, ao contrário das águas, possuem a característica vibratória de afirmar todos os trabalhos lá depositados.

As matas consolidam as vibrações geradas por pedidos feitos através da mente humana, mesmo que esses pedidos sejam negativos. As matas afirmarão qualquer trabalho de forma duradoura, por esse motivo o quimbandeiro as utiliza muito, fazendo despachos e matando animais dentro das matas.

O umbandista verdadeiro, no entanto, fará obrigações ou trabalhos que busquem a durabilidade positiva, tais como batismos, afirmações, coroações, etc.

Você, umbandista, toda vez que se dirigir às matas para fazer os seus trabalhos, faça a sua obrigação de modo que não suje o local e também não coloque fogo nas matas, como muitas vezes vimos acontecer. Se você vai acender velas nas matas, proteja o local da obrigação de forma que a possibilidade de um incêndio deixe de existir.

Existem pessoas tão irresponsáveis e ignorantes que julgam que tudo o que a natureza nos oferece está no mundo ao seu dispor. Comparecem aos locais da natureza e o destroem, para eles pouco importa se outras formas de vida lá também vivem, mas existe uma diferença.

“Essas formas de vida habitam a natureza em harmonia”.

Diferentes do homem ignorante, sofrem um sem fim de perseguições e destruições de seu mundo selvagem. Os desmatamentos criminosos ocorrem a todo instante nas mãos dos ignorantes e dos que buscam por lucro fácil, ainda que para isso necessitem destruir o que não lhes pertence.

Se voce é umbandista seja responsável, se for as matas fazer qualquer obrigação, verifique o local e o proteja de um incendio. Muitos vão as matas e lá depositam suas obrigações, muitas vezes sem saber o que estão fazendo no local. Levados pelo fanatismo (e não pela fé) arreiam obrigações sem fundamento, acendem velas e as abandonam acesas no local sem a preocupação de limpar o local de forma que o perigo de um incendio não venha a ocorrer.

Para esses só podemos dispensar um sentimento;

A piedade!

Compartilhe: